Marechal Deodoro

Igreja de N. S. do Rosário dos Homens Pretos é reinaugurada

Obra de restauro de um dos principais prédios históricos de Alagoas foi orçada em cerca de 1,7 milhão em recursos do Iphan com o projeto do Município

O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, reinaugurou a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. O templo, que foi totalmente restaurado, contou a presença do Ministro de Estado do Turismo, Gilson Machado Neto, e da presidente do Iphan, Larissa Peixoto, durante sua solenidade de reinauguração.

Orçada em cerca de 1,7 milhão em recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), as obras de restauro da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos teve seu projeto por autoria da Superintendência de Patrimônio Histórico de Marechal Deodoro. O espaço recebeu revisão de coberta, forros, escada e esquadrias; instalações elétricas, hidrossanitárias, de telefonia e sistema contra incêndio; além de revestimentos e restauro de elementos artísticos integrados à arquitetura.

O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, falou da importância da visita do Ministro e da presidente do Iphan para a cidade. Ele destaca a geração do emprego e renda no fomento do turismo, que é um dos principais meio de sustento da cidade.

Prefeito Cláudio Filho Cacau durante solenidade de entrega das obras da histórica igreja
Prefeito Cláudio Filho Cacau durante solenidade de entrega das obras da histórica igreja
Resgate
“É um momento muito importante receber o ministro e a presidente do IPHAN mostrando a importância do resgate do patrimônio histórico. O turismo religioso-histórico é muito importante para Marechal Deodoro. Desde que iniciamos nosso primeiro governo tem sido uma pauta prioritária para fortalecer a cultura. O Município tem muitas vertentes para fortalecer o turismo, e através disso, vamos gerar mais emprego e renda com empreendimentos turísticos fortalecendo a cidade e a autoestima”, afirmou o prefeito.

O Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, elogiou a cidade de Marechal Deodoro e sua importância no segmento do turismo e da preservação do patrimônio histórico.

Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, com outras autoridades na inauguração
Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, com outras autoridades na inauguração
“Marechal Deodoro é uma cidade que dispensa comentários. É a primeira capital do Estado, e respira cultura. Na parte musical, com as bandas, fanfarras e orquestras, e também no resgate histórico das suas igrejas, de seus vários monumentos e prédios históricos. A gente vê isso com muito carinho, tanto é que o aporte de verbas aqui para Marechal tem sido diferenciado. Através desses investimentos, nós vamos viabilizar os equipamentos históricos para o Turismo, e assim tenham mais elementos que agreguem valor ao turismo do Estado e da região Nordeste, como um todo”, disse.

Obras de patrimônio
Durante a visita à primeira capital alagoana, o ministro, acompanhado da comitiva, conheceu as obras de restauro das igrejas do Senhor do Bonfim. Nossa Senhora do Amparo dos Homens Pardos, que se tornará a primeira biblioteca do Brasil em uma igreja; além da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Após a inauguração, a comitiva seguiu para a orla da Praia do Francês e finalizou no Drive Cocada Cultura, na Massagueira.

Igreja do Rosário
A edificação já existia por volta de 1777 sob a forma de capela, sendo templo de grande devoção entre os homens negros. Registros mostram que a construção do atual templo, maior que o anterior, foi iniciada em 1834 pela irmandade do Rosário para ser frequentada pelos escravos e ex-escravos. Sua fachada é marcada por traços neoclassizantes.
Voltar Voltar Voltar ao topo da página Topo


Principal  |   Expediente   |   Sugestões   |   Anuncie

© 2022 Turismo & Negócios - Todos os direitos reservados

[email protected]