Prefeitura de Maceió

Economia atualiza sistema de emissão de nota fiscal eletrônica

Contribuinte que estiver com dúvidas sobre o novo formato do sistema pode encaminhar demanda à secretaria, que irá responder, em 48h, em dias úteis

Confira as principais mudanças na plataforma de cadastro com CPF
Confira as principais mudanças na plataforma de cadastro com CPF
A plataforma online para emissão de notas fiscais da Secretaria Municipal de Economia (Semec), o maceio.giss.com.br, foi atualizada e ganhou novas ferramentas de acesso e de serviço. As mudanças chegam para facilitar a emissão e a escrituração das notas fiscais eletrônicas (NFS-e), umas das atividades mais utilizadas pelos contribuintes do Município.

Todo processo de mudança ou atualização necessita de auxílio. E é justamente com esse objetivo que a Semec está disponibilizando aos prestadores de serviço, contadores e demais contribuintes do Município um canal de atendimento específico para receber as demandas e dúvidas sobre a emissão de notas fiscais eletrônicas.

O contribuinte pode enviar um e-mail para [email protected] e especificar no título da mensagem que a demanda que ele deseja resolver é referente a emissão de notas pela Giss. As mensagens serão encaminhadas para a Central de Atendimento Técnico da Semec e respondidas em, no máximo, 48 horas úteis.

A Secretaria reforça que este é o único canal de atendimento para questões referentes à emissão das NFS-e e cadastro na plataforma e que o órgão está trabalhando para orientar os contribuintes na adaptação ao novo sistema.

Uma das novidades é que agora o cadastro deve ser feito com o CPF do usuário. A alteração tem foco nos contadores, escritórios e prestadores de serviço e permite que estes usuários vinculem seu registro ao CNPJ de todas as empresas que ele representa.

Aqueles que ainda não estão cadastrados devem se registrar selecionando uma categoria na sessão ‘Empresas estabelecidas no Município’ e informando o seu CPF. O contribuinte deve preencher um formulário com seus dados pessoais para dar continuidade ao cadastro. Em seguida, o sistema irá enviar um e-mail para o usuário com o login e senha para que ele realize o seu primeiro acesso.

JHC, prefeito de Maceió, segue inovando nos serviços ofertados à população
JHC, prefeito de Maceió, segue inovando nos serviços ofertados à população
Emissão
Para a emissão de notas fiscais, tanto as avulsas como as para prestadores de serviço cadastrados no Município, também é necessário fazer um cadastro no novo site. Após o login, os contribuintes devem solicitar a emissão das notas em ‘Serviços Prestados’, seguir para ‘Emitir NFS-e’, preencher os dados solicitados, clicar no ícone do PDF, no canto superior da página, e fazer o download.

Representantes legais e dispensa
Já a vinculação do usuário como representante de uma determinada empresa pode ser feita de duas formas: uma pelo próprio sistema ou entrando em contato com o representante legal e solicitando a liberação.

Para realizar a vinculação na plataforma, é necessário que o usuário vá na opção ‘Administrador/Procurador’, preencha as etapas e adicione as empresas que ele está vinculado informando a inscrição municipal de cada uma delas.

Outra novidade é a dispensa da obrigação acessória de encerramento da competência, o que irá reduzir a burocracia do processo e oferecer ainda mais agilidade aos usuários. O layout da plataforma também foi alterado e agora está mais didático para que os usuários realizem suas atividades de forma ainda mais organizada.

ISS
Em relação ao pagamento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (SSQN) referente a julho deste ano, tanto as notas fiscais de serviços prestados quanto às declarações de serviços tomados devem ser realizadas no antigo site (maceio.ginfes.com.br), assim como a emissão das guias para o recolhimento do imposto.
Voltar Voltar Voltar ao topo da página Topo


Principal  |   Expediente   |   Sugestões   |   Anuncie

© 2021 Turismo & Negócios - Todos os direitos reservados

[email protected]