Busca:     

Opinião

Seja Nutritivo!

"Sorria para a vida e ela lhe retribuirá com vibrações positivas: entusiasmo, alegria, enfim, bem-estar"

Mirian Gusmão Canuto, Médica, empresária de turismo e membro da A.A.L.
Mirian Gusmão Canuto, Médica, empresária de turismo e membro da A.A.L.
Mirian Gusmão Canuto
Médica, empresária de turismo e membro da A.A.L.
Há poucos dias, assisti a uma reportagem, na TV Cultura, com a qual muito me identifiquei. O tema era: Contágio Emocional.

Em maio de 2017, publiquei na Gazeta de Alagoas um artigo: Você se acha feliz? Focava a mesma temática. Classifico as pessoas em Nutritivas e Tóxicas. Digo sempre que há pessoas que têm vocação para tornar felizes as que as rodeiam. Essas criaturas são risonhas, alegres e otimistas: as Nutritivas.

A TV Cultura reuniu estudiosos no assunto que demonstraram a capacidade das pessoas contagiarem, emocionalmente, aquelas com quem convivem. Nós recebemos e transmitimos estímulos. A ciência comprova que o contato intenso com seres humanos Tóxicos impede os que os cercam de assumir, integralmente, sua individualidade.

Os professores e psicólogos da Cambridge University Press, Elaine Hatfield, John Cacioppo e Richard Rapson em seu livro Contagion Emotional demonstram que as pessoas influenciam negativamente ou positivamente as que as circundam. Eles consideram que a proximidade com indivíduos Tóxicos deixam as criaturas contaminadas e vulneráveis; eles as denominam de “Vampiros Emocionais”.

Nosso cérebro reage de acordo com os estímulos. É o que se chama Plasticidade Cerebral, ou seja, a capacidade do cérebro se modificar, de acordo com as emoções. As positivas fazem com que a vida seja alegre e colorida! Obviamente, como já dissemos, acontece o inverso com as negativas.

Há décadas, as doenças orgânicas infantis eram as mais preocupantes.

Hoje, em nosso cotidiano tecnológico, as mais angustiantes são as do cérebro, ou seja, as psicossomáticas: o bullying, o distúrbio de atenção, e tantos outros, como a terrível depressão que pode levar os jovens às trevas: o suicídio!

É importante compreender que o aspecto emocional influencia diretamente o cotidiano das pessoas de todas as idades. Interfere no aprendizado escolar e nos relacionamentos.

Enfatizo: as pessoas Nutritivas influenciam o bem-estar dos outros e de si mesmas. Direcione suas energias para transmitir o bem e, certamente, irá atrair mais positividade para sua vida. O corpo reproduz o que sua mente acredita. É sabido que o bom humor alivia as dores; o riso anestesia o corpo e ativa o sistema imunológico, protegendo-o das doenças e prolongando a vida.

Sorria para a vida e ela lhe retribuirá com vibrações positivas: entusiasmo, alegria, enfim, bem-estar.

Seja Nutritivo!
Voltar Voltar Voltar ao topo da página Topo


Principal  |   Expediente   |   Sugestões   |   Anuncie

© 2019 Turismo & Negócios - Todos os direitos reservados

[email protected]