Busca:     

Paisagens

Delta do Parnaíba, um dos mais belos lugares do planeta

“É um importante destino da Rota das Emoções, que compreende também Jericoacoara e Lençóis Maranhenses”

Não é exagero afirmar que o Delta do Parnaíba é um dos lugares mais belos do Planeta. Trata-se de um lugar singular, um arquipélago flúvio oceânico, formado por aproximadamente 70 ilhas. É um fenômeno raro da natureza que ocorre também no Rio Nilo, na África, e em Me Kong, no Vietnã, semelhante a uma mão aberta, onde os dedos representam as barras de Tutoia, Caju, do Igaraçu, das Canárias e da Melancieira, que se ramificam, formando um grandioso santuário ecológico. Rios, flora, fauna, dunas de areias alvas, banhos de lagoas e de mar são alguns atrativos que o lugar oferece.

O empreendedor Marcos Fonteles, da Agência Eco Adveture Tur, conhece bem os encantos dessa região e se destaca como um dos criadores da Rota das Emoções. “Começamos a roteirizar essa região ainda nos anos 90”, diz.

O Delta do Parnaíba tem particularidades bem específicas com um labirinto de ilhas e paisagens únicas do planeta. “É um importante destino da Rota das Emoções, que compreende também Jericoacoara e Lençóis Maranhenses”, explica.

Segundo Marcos Fonteles, o Delta se caracteriza por ser um dos lugares mais inóspitos da terra, de difícil acesso e de grande diversidade de fauna e flora”, explicando ainda que essa região concentra inúmeras espécies de macacos, jacarés, guarás, pássaros diversos, o famoso caranguejo uçá e ainda há presença de capivaras. “É um lugar encantador, de natureza esplendorosa que traz uma mistura bastante exótica de praias com floresta”, diz Marcos.

Marcos Fonteles define o Delta como base de um trabalho turístico do Piauí, que tem outras belezas, como o Cânion do Poti, Sete Cidades, Serra da Capivara.

Vir ao Delta do Parnaíba, segundo Marcos, é ter a oportunidade de conhecer um santuário ecológico, um lugar que tem muito a oferecer e pouco se sabe sobre ele. “As universidades têm feito alguns trabalhos que demonstram a grande diversidade e a importância dos mangues como berçário de espécies marinhas”, diz.

Nas imagens do fotógrafo André Pessoa, um ensaio que mostra a dimensão desse paraíso de 2.700 km² de área, dos quais 35% pertencem ao Piauí e 65%, ao Estado do Maranhão, sendo considerado o maior produtor de caranguejos do país, e as suas belezas naturais têm atraído turistas do mundo inteiro.

Passeios obrigatórios


Passeio ao Delta do Parnaíba Tradicional
Um dos mais procurados pelos turistas que visitam nossa região, onde o homem lama faz a demonstração da captura do caranguejo. Trata-se de uma viagem pelos igarapés, rios e mangues que formam a paisagem do Delta a bordo de embarcações com capacidade para até 80 pessoas.

Porto das Barcas
Ponto turístico de Parnaíba e fica localizado aos pés da ponte que liga o continente à Ilha Grande de Santa Isabel, às margens do rio Igaraçu. É a porta de entrada para o Delta do Parnaíba concentrando diversas agências e pousadas além de lojas de artesanato.

Praia da Pedra do Sal
Com 8 km de extensão, fica na Ilha Grande de Santa Isabel a 15 km do Centro de Parnaíba. A praia tem conjunto de rochedos graníticos, nada mais que um morro de pedras que avança oceano adentro, dividindo a praia em dois lados.

Ilha do Caju no Delta do Parnaíba
A ilha está localizada entre o Maranhão e o Piauí e fica a 50 Quilômetros de Parnaíba, no Piauí. Entre outros locais, que merecem destaque e encantam turistas, estão a Revoada dos Guarás, Ilhas das Canárias, Ilha dos Poldros, Praia da Atalaia, uma das mais populares da região, Lagoa do Portinho, Praia do Coqueiro e a Beira-Rio.
Voltar Voltar Voltar ao topo da página Topo


Principal  |   Expediente   |   Sugestões   |   Anuncie

© 2019 Turismo & Negócios - Todos os direitos reservados

[email protected]