Busca:     

Atrações

O que fazer no Natal Luz de Gramado

A cidade inteira entre no clima das festas de fim de ano

O fim de ano em Gramado é uma época mágica. A cidade recebe o Natal Luz, evento que faz até gente adulta acreditar em Papai Noel. São diversas atrações, entre shows e desfiles, para você viver momentos inesquecíveis com sua família.

Hoje vamos dar dicas de como aproveitar o Natal Luz de Gramado/RS. Você vai conhecer as origens dessa festividade, descobrir quais são as novidades de 2019 e saber como funciona a logística para vivenciar essa experiência única. Confira!

O que é o Natal Luz
O Natal Luz é um evento criado em Gramado/RS para celebrar a magia do Natal.

A primeira edição do Natal Luz ocorreu em 1986. A ideia do evento surgiu após uma viagem do então secretário de turismo, Luciano Peccin, à Disney. Ele ficou encantado com a decoração natalina que encontrou por lá e decidiu fazer o mesmo em Gramado.

A cidade inteira foi adornada com pinheiros e luzinhas. Também houve um desfile no qual corais com velas acesas entoavam canções de Natal. A procissão cruzou a Av. Borges de Medeiros e chegou à Igreja Matriz, culminando num concerto com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Ótima maneira de começar, hein?

Desde então, o projeto vem evoluindo e atraindo cada vez mais turistas à Serra Gaúcha todos os anos. Hoje há atrações pagas e gratuitas, incluindo espetáculos musicais e o show de acendimento das luzes.

E cada edição do Natal Luz conta com novidades. O roteiro das peças teatrais se atualiza, os musicais ganham um novo repertório... Isso sem mencionar os cenários, os figurinos e os efeitos especiais. Tudo é pensado nos mínimos detalhes para envolver o público no espírito natalino.

Onde acontece o Natal Luz
As atrações do Natal Luz se espalham por diversos locais de Gramado/RS. A cidade inteira entre no clima das festas de fim de ano!

Por exemplo, as ruas do Centro são o cenário para os espetáculos gratuitos. Entram aí o show de acendimento das luzes e a Parada de Natal, que reúne artistas circenses e instrumentistas. A Rua Coberta também recebe uma programação paralela, com direito a grupos musicais e atividades para a criançada.

Os demais espetáculos são destinados ao público pagante. Eles ocorrem em lugares como o pavilhão da ExpoGramado e o famoso Lago Joaquina Rita Bier. Ambos oferecem uma estrutura completa para garantir o conforto da plateia e, claro, fascinar todo mundo com música, luzes coloridas e outras surpresas.

Quando começa o Natal Luz de Gramado
O Natal Luz se estende de outubro a janeiro. Isso mesmo! A procura pelos ingressos é tão grande que o evento não poderia ficar restrito às festas de fim de ano.

Assim que passa o Dia das Crianças, o município começa a se transformar. As ruas ganham enfeites especiais e a iluminação natalina toma conta do espaço. É como se você chegasse à terra do bom velhinho! As datas específicas de cada atração variam de um ano para o outro. Portanto, vale a pena ficar de olho na programação oficial.

Como funciona o Natal Luz de Gramado
O evento possui desde atrações gratuitas até shows pagos. Você é quem escolhe como quer se emocionar com o Natal Luz Gramado!

A decoração das ruas já é uma atração à parte. Você pode passear pelo Centro da cidade e se encantar com o capricho dos detalhes. As fotos da viagem vão ficar incríveis!

Também existem desfiles e apresentações musicais ao ar livre. Essas opções são gratuitas e algumas ocorrem todos os dias.

Porém, o principal atrativo são os shows. O Grande Desfile de Natal conta a história do Menino Jesus e de São Nicolau, figuras emblemáticas dessa época do ano. Ainda há espetáculos que unem teatro e música para narrar contos natalinos belíssimos. Esses programas são pagos, mas há desconto para crianças pequenas.

7 coisas para fazer no Natal Luz


Bem, já deu para perceber que Natal na Serra Gaúcha é uma ocasião para ficar na memória, certo? Pois, para que tudo saia perfeito, sugerimos que você monte um roteiro de passeio de acordo com as preferências de sua família.

Listamos as principais atrações do evento para você escolher o que fazer no Natal Luz.

1. Parada de Natal
Músicos e acrobatas desfilam pelas ruas de Gramado e espalham a magia do Natal. A parada ocorre à tarde, geralmente aos fins de semana, e é gratuita. Importante: saia cedo do hotel para encontrar um bom lugar onde você possa ver tudo de pertinho.

O quê: Parada de Natal
Onde: Ruas centrais de Gramado
Quando: sextas, sábados e domingos
Horário: 16h
Ingressos: atração gratuita

2. Show de Acendimento das Luzes
Essa é outra atração gratuita e deslumbrante. O ponto de encontro fica colado no Palácio dos Festivais, em frente à Rua Coberta. Todos os dias, ao entardecer, acontece uma cerimônia emocionante no acendimento das luzes natalinas. Cai até neve sobre a plateia! Novamente, a dica é chegar cedo para encontrar um lugarzinho estratégico.

O quê: Show de Acendimento
Onde: Rótula da Av. Borges de Medeiros com a Av. das Hortênsias
Quando: De terça a domingo
Horário: 20h
Ingressos: Atração gratuita

3. Bustour Illumination
Após o acionamento das luzes, a sugestão é seguir com o Bustour Illumination. Você vai embarcar num ônibus de dois andares, todo decorado, e fazer um passeio noturno por Gramado e Canela. A vista panorâmica é incrível, e ainda dá para curtir uma trilha sonora composta por músicas natalinas encantadoras.

O tour, com duração de uma hora, ocorre duas vezes por semana. Crianças até 5 anos de idade não pagam e menores entre 6 e 12 anos pagam valor diferenciado.

O quê: Bustour Illumination
Onde: Saída da Loja Brocker Turismo Gramado (Av. das Hortênsias, 1845)
Quando: Quartas e sábados
Horário: 20h50
Ingressos: Show pago

4. Show do Lago – Illumination
Este espetáculo do Natal Luz promete ficar na memória. O novo show acontece no Lago Joaquina Rita Bier, bem na entrada de Gramado. Em cena, bailarinos, cantores e percussionistas narram a criação do mundo e resgatam o verdadeiro espírito do Natal. Ainda, há projeções na água, fogos de artifício e outras surpresas para o deleite da plateia.

O show do lago ocorre às quartas-feiras e aos sábados. Crianças até 3 anos são isentas.

O quê: Show do Lago – Illumination
Onde: Lago Joaquina Rita Bier (R. Leopoldo Rosenfeld, 919, bairro Planalto)
Quando: Quartas e sábados (e segundas no mês de dezembro)
Horário: 21h
Ingressos: Show pago

5. A Lenda do Bosque de Natal
A grande novidade do Natal Luz 2019 é este de espetáculo teatral. Na história, os moradores de uma pequena aldeia vivem momentos de apreensão após o sumiço do Papai Noel. Diversão para todas as idades! As sessões d’A Lenda do Bosque de Natal ocorrem na ExpoGramado, duas vezes por semana. Crianças até 3 anos não pagam.

O quê: A Lenda do Bosque de Natal – teatro musical
Onde: ExpoGramado (Av. Borges de Medeiros, 4111)
Quando: Terças e sextas
Horário: 21h
Ingressos: Show pago

6. Grande Desfile de Natal
O Grande Desfile de Natal é um programa imperdível. Trata-se de um cortejo embalado pelas mais belas canções natalinas. Você vai se surpreender com a narrativa, que abrange do nascimento do menino Jesus às celebrações dos dias de hoje.

O local do espetáculo também é a ExpoGramado. Crianças até 3 anos não pagam ingresso.

O quê: Desfile de Natal – A Magia do Noel
Onde: ExpoGramado (Av. Borges de Medeiros, 4111)
Quando: Quintas e domingos
Horário: 21h
Ingressos: Show pago

7. Korvatunturi
O tradicional musical gramadense se passa numa floresta encantada, onde um povo antigo e sábio cultiva valores como amizade, bondade e amor. Entretanto, o mundo humano está em conflito e a Grande Árvore de Korvatunturi está enfraquecendo. Você consegue imaginar como será o encontro desses dois universos?

A temporada de Natal da peça vai do finzinho de outubro ao início de janeiro. As sessões ocorrem num teatro no centro de Gramado, durante vários dias na semana. Os ingressos possuem opções de meia entrada e de cortesia para crianças de colo.

O quê: Korvatunturi – teatro musical
Onde: Rua São Pedro, 663
Quando: Segundas, quartas, sextas e sábados
Horário: 19h30
Ingressos: Show pago

Programação Natal Luz 2019


Reforçamos que o próximo Natal Luz de Gramado começa em outubro de 2019 e segue até 12 de janeiro de 2020. Mesmo sendo uma temporada relativamente longa, a procura por ingressos e hospedagem nessa época é grande. Por isso, você deve se organizar desde já para viver a experiência.

Quer uma forcinha para facilitar o seu planejamento? Então confira abaixo! Preparamos uma lista com os dias da semana e os horários das atrações. Em seguida, ainda damos as últimas sugestões para você viajar à Serra Gaúcha com tranquilidade. Aproveite:

Segunda-feira
19h30: Korvatunturi
21h: Show do Lago – Illumination (Somente no mês de dezembro)

Terça-feira
20h: Show de Acendimento
21h: A Lenda do Bosque de Natal

Quarta-feira
19h30: Korvatunturi
20h: Show de Acendimento
20h50: Bustour Illumination
21h: Show do Lago – Illumination

Quinta-feira
20h: Show de Acendimento
21h: Desfile de Natal – A Magia do Noel

Sexta-feira
16h: Parada de Natal
19h30: Korvatunturi
20h: Show de Acendimento
21h: A Lenda do Bosque de Natal

Sábado
16h: Parada de Natal
19h30: Korvatunturi
20h: Show de Acendimento
20h50: Bustour Illumination
21h: Show do Lago – Illumination

Domingo
16h: Parada de Natal
20h: Show de Acendimento
21h: Desfile de Natal – A Magia do Noel

Como se planejar para ir ao Natal Luz
Agora que você já sabe o que fazer para aproveitar o Natal Luz, vamos dar as últimas dicas para sua experiência ser ainda melhor. Preste atenção!

Compre os ingressos com antecedência
Como já dissemos anteriormente, o movimento de fim de ano em Gramado é intenso. Os ingressos para o Natal Luz começam a ser vendidos em agosto e, quando chegam as férias de verão, muitos espetáculos já estão com lugares esgotados.

Ou seja
Quanto antes você fizer a reserva, mais alternativas terá para acompanhar o calendário de atrações.

Analise a logística
Os locais das apresentações pagas, como o Lago Joaquina Rita Bier e a ExpoGramado, ficam um pouco afastados das ruas do Centro. Quem tem criança pequena ou possui mobilidade reduzida precisará de auxílio extra. Desse modo, verifique se há opção de transfer ou aluguel de carro para facilitar o deslocamento.

Lembre-se
O pedestre tem prioridade nas ruas de Gramado. Não há semáforos, mas os motoristas param em qualquer faixa de segurança. Assim, o trânsito pode ser lento nessa época do ano. Saia cedo para não perder a hora do show!

Escolha onde ficar
Existem ótimas opções de hospedagem em Gramado e Canela, o município vizinho. São pelo menos 19 mil leitos disponíveis entre hotéis e pousadas, com variados graus de requinte. Dê uma olhada na nossa lista para descobrir qual acomodação tem a sua cara.
Voltar Voltar Voltar ao topo da página Topo


Principal  |   Expediente   |   Sugestões   |   Anuncie

© 2019 Turismo & Negócios - Todos os direitos reservados

[email protected]