Busca:     

Curtas

O que ainda pode acontecer com a Braskem

Um desastre maior ainda que o Pinheiro, seria um vazamento de Cloro na Braskem. A fábrica extrai o Salgema bruto, o cloreto de sódio (Cl.Na) no Mutange deixando crateras imensas no subsolo, preenchidas por água. Na fábrica faz a separação do Cloro (Cl) do Sódio(Na) por intermédio da eletrólise com energia da CHESF, e transforma esse Cloro em substâncias cloradas como produto final, exportando para as fábricas de plásticos no mundo.

Durante esses 47 anos aconteceram vários vazamentos de Cloro, atingindo alguns trabalhadores na Braskem, a Imprensa não divulgou o suficiente.

Na produção deixam escapar gases clorados (hiposulfito de cloro), muita gente deixou de morar no Trapiche e arredores, devido a esses vazamentos. O que pode acontecer?

O Cloro é um gás pesado, quando vaza ele fica sempre rente ao chão e ao mesmo tempo se alastra com facilidade. O Cloro é um gás fatal, quem o aspira morre na hora, ele é chamado de gás externutatório, isso é, quando você respira o Cloro, seu corpo tem uma reação sanguínea e sai sangue por todos os orifícios do corpo, boca, ouvido, ânus e até pelos poros. Se houver uma fatalidade de um grande vazamento vai acontecer como em Bophal na Índia em que um vazamento, por falha humana, matou 8.000 (oito mil) moradores em torno da fábrica de material tóxico.

Na verdade temos uma bomba em nossa cidade. A Braskem desvalorizou os bairros do Trapiche, do Prado, do Vergel, da Ponta Grossa e do Pontal da Barra. Sua dívida social, urbana e ambiental com nossa linda Maceió é impagável. Agora, tudo indica, que acabou com o bairro do Pinheiro, devido às crateras no Mutange (é preciso uma detalhada investigação técnica). A solução? Transferência ou fechamento da BRASKEM. O custo-benefício é negativo. A instalação da BRASKEM naquele lindo e frágil local, entre o mar e a lagoa, foi um crime.

Agora não interessa saber os culpados por esse crime. Queremos soluções.

E TEM MAIS OS PROPRIETÁRIOS DA BRASKEM, NÃO ESTÃO NEM AÍ. TRATAM MACEIÓ COMO UM PONTO DE LUCRO E AMBIÇÃO.

Carlito Lima
Voltar Voltar Voltar ao topo da página Topo


Principal  |   Expediente   |   Sugestões   |   Anuncie

© 2019 Turismo & Negócios - Todos os direitos reservados

[email protected]