Busca:     

You must go!

Os 7 melhores museus em Paris

Renata Araújo, jornalista
Renata Araújo, jornalista
A capital francesa tem mais de 100 museus e galerias de arte, então fica difícil de decidir qual deles incluir no roteiro da sua viagem, né? São passeios para todos os gostos, com coleções permanentes e exposições temporárias da maior qualidade. Para facilitar suas escolhas, listamos aqui os 7 melhores museus em Paris:

Museu Pompidou
Museu Pompidou
Centro Georges Pompidou
Conhecido também como Beaubourg, foi inaugurado em 1977 e considerado uma revolução na arquitetura de Paris. Criado pelos arquitetos Renzo Piano e Richard Rogers, sua estrutura de metal e tubulações é totalmente aparente, com escadas rolantes externas, cores vermelhas e muitas transparências.

O grande complexo cultural, além de biblioteca, teatros, cinema, há também dois andares que abrigam uma das maiores coleções de arte moderna e contemporânea do mundo. Entre as 100 mil obras expostas, destaque para alguns nomes como Picasso, Matisse, Francis Bancon e Andy Warhol. Ao lado da entrada principal, há também o ateliê do escultor romeno Constantin Brancusi, que pode ser visitado gratuitamente.

Horários e informações: aberto de quarta à segunda-feira, das 11h às 20h. Quinta-feira até 23h, apenas para as exposições temporárias no 6° andar. Fechado às terças e no dia 1° de maio.

Interior do museu D’Orsay
Interior do museu D’Orsay
Museu D’Orsay
Antes de se tornar um dos melhores museus em Paris, em 1986, o D’Orsay era uma estação de trem. A Gare d’Orsay foi construída em 1900 à beira do Rio Sena e fazia a rota Paris-Orleans. A transformação de estação para museu foi feita preservando toda a arquitetura histórica art nouveau do edifício, e valorizando o grande hall central.

O Musée D’Orsay é um lar de coleções impressionistas e pós-impressionistas de artistas franceses e mundiais. O acervo reúne obras ocidentais de 1848 a 1914 e quadros lendários como Mulheres de Taiti na praia, de Paul Gauguin e o auto-retrato de Vincent Van Gogh.

Horários e informações: aberto de 9.30h até 18h. Noturno até 21:45h nas quintas. Fecha nas segundas-feiras, e nos dias 1° de maio e 25 de dezembro. O ingresso custa 12 euros. Grátis no primeiro domingo do mês.

O grande pátio do museu do Louvre
O grande pátio do museu do Louvre
Museu do Louvre
Primeiro lugar na lista dos museus mais visitados do mundo, é parada obrigatória para quem gosta de arte, história e cultura. É um passeio que pode tomar algumas horas do seu dia, uma vez que o museu é enorme: reúne mais de 35 mil obras expostas em uma área de mais de 60 mil m². Em um palácio do século 12, o Louvre era a antiga residência dos reis da França, e foi transformado em museu em 1793 durante a Revolução Francesa.

É lá que estão algumas das obras mais famosas do mundo, como a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, e a escultura grega Vênus de Milo. O acervo do museu possui mais de 380 mil itens separados em dez departamentos, como pinturas, gravuras, desenhos, esculturas e antiguidades egípcias. Como é um dos pontos turísticos mais famosos, é provável que você encontre grandes filas na porta!

Uma dica é você comprar o Museum Pass com antecedência ou assim que chegar na cidade. A maior vantagem é o fato de poder furar as filas.

Horários e informações: aberto de 9h até 18h. Noturno até 21:45h nas quartas e sextas. Fecha todas às terças e nos dias 1° de maio, 25 dezembro e 1° de janeiro. Grátis no primeiro domingo de cada mês. O valor do ingresso é de 17 euros.

O imponente Grand Palais, um dos melhores museus em Paris
O imponente Grand Palais, um dos melhores museus em Paris
Grand Palais
É um dos prédios históricos mais imponentes de Paris, e por si só já é uma atração incrível. O espaço foi erguido em 1900, no lugar do antigo Palácio da Indústria. O museu não tem acervo permanente, e atualmente é palco de desfiles de moda, mostras temporárias, concertos e eventos. A decoração segue o estilo barroco mas em harmonia com o clássico, combinando aço, pedra e vidro. Mas o destaque fica para a cúpula de vidro, com 45 metros de altura!

Horários e informações: aberto de 10h às 20h nas segundas e domingos. Noturno de quarta a sábado, de 10h às 22h. Fecha todas as terças. Valor do ingresso: 22 euros. Grátis para menores de 13 anos.

Museu Quai Branly com seu Jardim vertical
Museu Quai Branly com seu Jardim vertical
Museu Quai Branly
Um museu mais moderno, inaugurado em 2006, e super bem localizado às margens do rio Sena e perto da Torre Eiffel. O prédio já chama a atenção de longe devido ao seu jardim vertical, criado pelo botânico e paisagista francês Patrick Blanc. Foi projetado pelo arquiteto francês Jean Nouvel, o mesmo da Fundação Cartier e da Philharmonie de Paris.

Dedicado às antigas civilizações não europeias, Oceania, Ásia, África e América, apresenta tanto exposições permanentes quanto temporárias. A coleção do museu é riquíssima, com 450 mil objetos, como relíquias de vodus africanos e objetos populares da Índia. É um ótimo passeio para quem gosta de antropologia e arqueologia. É lá também que fica o restaurante Les Ombres, um ótimo restaurante, com linda vista para a torre.

Horários e informações: aberto às terças, quartas e domingo, de 11h/19h, e às quintas, sextas e sábados das 11h/21h. Fechado às segundas e nos dias 1° de maio e 25 de dezembro. O ingresso do museu custa 10 euros.

O prédio do Museu Orangerie, um dos melhores museus em Paris
O prédio do Museu Orangerie, um dos melhores museus em Paris
Museu Orangerie
Localizado dentro do Jardin des Tuileries, o museu fica em um belo edifício construído em 1853 como estufa de laranjeiras. É lá que estão algumas das obras-primas impressionistas mais famosas do mundo, como as enormes obras de Nenúfares de Monet. São 8 painéis em salas de formato oval, e que parecem ganhar movimento.

Também podem ser encontradas obras de grandes artistas como Cézanne, Renoir, Picasso, Rousseau e Matisse. E detalhe: neste museu, apenas uma pintora mulher, Marie Laurencin, está presente com três telas, entre as quais, um retrato da estilista Coco Chanel.

Horários e informações: aberto todos os dias, menos às terças,das 9h às 18h. Fechado no dia 1° de maio, na parte da manhã de 14 de julho e 25 de dezembro. O valor do ingresso é de 9 euros. Menores de 18 anos não pagam.

O belíssimo prédio com o jardim
O belíssimo prédio com o jardim
Museu Rodin
Foi o próprio escultor Auguste Rodin que doou ao Estado Francês suas obras e coleções para que fossem expostas no Hotel Biron, onde residia desde 1908. Criado em 1917, ao todo são 6.500 esculturas, como trabalhos em mármore, bronze e terracota, e cerca de 10.000 desenhos entre estampas, aquarelas e gravuras.

O destaque de um dos melhores museus em Paris é o seu jardim extenso, com 3 hectares, e super agradável para caminhar. Ali, a natureza se mistura com algumas das esculturas mais famosas do artista, como O Pensador e a Porta do Inferno. No interior do edifício, mais obras emblemáticas como a de O Beijo.

Horários e informações: de terça a domingo, das 10:00 às 17h45 (quarta até 20h45). Fechado segunda. O ingresso do museu custa 10 euros, e somente para o jardim 4 euros.

Hotel Salé onde fica o museu Nacional Picasso
Hotel Salé onde fica o museu Nacional Picasso
Museu Nacional Picasso
No coração do charmoso bairro do Marais, o museu fica no Hotel Salé, um belíssimo edifício construído entre 1656 e 1659 e considerado Patrimônio Histórico desde 1968. O museu foi inaugurado em 1985, e é um importante centro de estudos sobre a vida e obra do artista espanhol Pablo Picasso.

Mãe e filho, uma das obras de Picasso
Mãe e filho, uma das obras de Picasso
A coleção reúne mais de 200 pinturas, 150 esculturas, quadros em relevo, cerâmicas, desenhos, gravuras e manuscritos. O museu também abriga diferentes obras que o artista colecionou durante sua vida, como de alguns amigos famosos como Matisse e Miró.

Horários e informações: aberto de terça a sexta, das 11:30h às 18h; aos sábados, domingos e feriados das 9:30h às 18h. Fechado às segundas e nos dias 25 de dezembro, 1º de janeiro e 1º de maio. O valor do ingresso é de 12,50 euros.
Voltar Voltar Voltar ao topo da página Topo


Principal  |   Expediente   |   Sugestões   |   Anuncie

© 2018 Turismo & Negócios - Todos os direitos reservados

[email protected]