Busca:     

Alagoas

Crescimento econômico de cinco municípios por meio do turismo

Reclassificação dessas cidades pelo Governo Federal garante o apoio para mais investimentos na atividade turística de várias regiões do Estado

Maravilha foi uma das cidades que subiram de categoria de ‘E’ para ‘D’
Maravilha foi uma das cidades que subiram de categoria de ‘E’ para ‘D’
Os municípios alagoanos de Maravilha, Piranhas, Marechal Deodoro, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres subiram de categoria no Mapa do Turismo Brasileiro. Isso acontece porque o Ministério do Turismo (Mtur) identificou que nestas localidades houve indicativos positivos como aumento na geração de empregos no setor, crescimento da rede hoteleira ou expansão do fluxo de turistas domésticos e internacionais.

É através dessa categorização dos municípios turísticos que o Governo Federal acompanha o desempenho da economia do turismo, além de servir também como indicador para políticas do setor e direcionamento de verbas federais. As categorias variam de ‘A’ a ‘E’, sendo que Maravilha subiu de ‘E’ para ‘D’, Piranhas e Porto de Pedras de ‘D’ para ‘C’, Marechal Deodoro e São Miguel dos Milagres de ‘C’ para ‘B’.

Marechal Deodoro subiu de ‘C’ para ‘B’
Marechal Deodoro subiu de ‘C’ para ‘B’
Na prática, essa alteração significa que os municípios podem pleitear apoio ao Governo Federal a eventos geradores de fluxo turístico. De acordo com a nova categorização, a cidade de Maravilha, por exemplo, passa agora a poder contar com até R$ 150 mil por ano para realização de festejos.

A portaria 97/2017 do Mtur estabelece que todos os municípios classificados estão aptos a pleitear recursos de infraestrutura, como construção de estradas e rodovias de interesse turístico; de orlas e terminais fluviais, lacustres ou marítimos; reforma de terminais rodoviários intermunicipais e interestaduais, de aeroportos, de ferrovias e estações férreas de interesse turístico; sinalização turística, entre outros.

São Miguel dos Milagres também mudou de categoria: saiu de ‘C’ para ‘B’
São Miguel dos Milagres também mudou de categoria: saiu de ‘C’ para ‘B’
À frente da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Rafael Brito ressalta a importância dessa reclassificação junto ao Governo Federal para estes municípios.

“O turismo é uma das grandes motrizes do desenvolvimento econômico do nosso Estado e esta nova classificação é mais uma prova de que a atividade cresce exponencialmente em Alagoas. Estas cinco cidades, que contemplam quase todas as regiões alagoanas, atraíram um grande fluxo de turistas no último ano e, com o reconhecimento do Mtur, esses municípios poderão desenvolver ainda mais suas atividades turísticas com o apoio do Governo Federal. Isso é essencial para o crescimento do Estado, gerando mais emprego e renda para população, garantindo-lhe mais qualidade de vida por meio do fortalecimento da cadeia produtiva do turismo”, explica o titular da pasta da Sedetur.

Thiago Tarelli
Voltar Voltar Voltar ao topo da página Topo


Principal  |   Expediente   |   Sugestões   |   Anuncie

© 2018 Turismo & Negócios - Todos os direitos reservados

[email protected]