Busca:     

Marcio no Mundo

Guia completo de Maceió

Maceió é sinônimo de belas praias de água azul turquesa, povo hospitaleiro, gastronomia diversificada e de uma cultura peculiar

Marcio Vital Valença, Advogado e blogueiro de viagens do site www.marcionomundo.com.br
Marcio Vital Valença, Advogado e blogueiro de viagens do site www.marcionomundo.com.br
Marcio Vital Valença
Advogado e blogueiro de viagens do site www.marcionomundo.com.br
Letreiro em homenagem à cidade de Maceió, localizado na praia de Pajuçara
Letreiro em homenagem à cidade de Maceió, localizado na praia de Pajuçara
Maceió é sinônimo de belas praias de água azul turquesa, povo hospitaleiro, gastronomia diversificada e de uma cultura peculiar. Esse GUIA tem como objetivo ajudar alagoanos, maceioenses e turistas com as mais variadas informações da capital alagoana, e estará em constante atualização de acordo com as nossas andanças pela cidade.

Maceió é a capital do estado de Alagoas, sendo considerada uma das mais bonitas do Nordeste e do Brasil. Recentemente, passou a ser um dos destinos mais procurados do Brasil, de acordo com informações da maior operadora de turismo do país. Tal fato vem ocorrendo pelo forte investimento no turismo que a cidade teve nos últimos anos.





Como chegar em Maceió
A forma mais procurada para se chegar a Maceió é através de avião. A região possui o moderno Aeroporto Zumbi dos Palmares, que fica localizado no Município vizinho de Rio Largo, a 30 minutos das principais praias urbanas da capital, onde está a maior parte da rede hoteleira da cidade.

Diariamente, diversos voos chegam a capital alagoana dos mais variados destinos do Brasil e alguns poucos do exterior.

Maceió fica situada a 250 km de recife, capital de Pernambuco, e a 275 km de Aracaju, capital de Sergipe. Portanto, também é viável vir desses outros destinos de carro ou de ônibus! As estradas são relativamente boas e o acesso é bem fácil.

Maceió também recebe anualmente inúmeros cruzeiros, sendo possível conhecer um pouco das principais atrações da capital, caso o destino esteja incluído no seu roteiro.

Quando ir para Maceió
A cidade de Maceió possui altas temperaturas o ano inteiro. Basicamente a cidade só tem duas estações: verão e inverno.

No inverno, as chuvas são constantes e modificam a cor do mar. O período que mais chove é entre os meses de abril e julho. Nessa época, os preços costumam ser mais convidativos!

Já no verão, a cidade costuma ficar lotada e os preços dos hotéis aumentam bastante. O período mais procurado do ano pelos turistas é o final do ano, entre o Natal até o dia 15 de janeiro. Durante esse período, a capital alagoana fica completamente lotada de turistas e os preços também aumentam.

Atualmente Maceió passou a ser conhecida como "Capital dos Réveillons", uma vez que recebe diversas festas neste período. Dois meses que são mais tranquilos e possuem ótimo clima são os março e novembro.

Acqua Suites Hotel
Acqua Suites Hotel
Onde ficar hospedado em Maceió
Maceió possui uma excelente rede hoteleira com diversos novos hotéis, pousadas e apartamentos por temporada. Os preços são razoáveis e os hotéis se concentram praticamente na mesma região. Recomendo ficar na Praia da Ponta Verde, Jatiúca ou da Pajucara pois essas três regiões possuem ótima praias, boas opções de restaurante e lazer.

Os hotéis que mais se destacam na cidade são o Hotel Ponta Verde, Maceió Mar Hotel, Ritz Lagoa da Anta, Acqua Suites Hotel, Jatiúca Resort, Ibis entre outros.

Locais para admirar o pôr do sol em Maceió
Para os amantes de um belo pôr do sol, os melhores lugares de Maceió são a orla da Ponta Verde, nas próximidades do antigo Alagoinha, e na Lagoa Mundaú, no Pontal da Barra. Ambos os locais possuem uma ótima estrutura para admirar esse espetáculo da natureza!

Museus de Maceió
Os principais são Theo Brandão de Antropologia e Folclore; Palácio Floriano Peixoto; Memorial da República; Memorial Teotônio Vilela e do Comércio de Alagoas.

Lagoas:
O nome Alagoas surgiu justamente pelo fato das duas grandes lagoas que existem no Estado: Mundaú e Manguaba. É possível conhecer a Lagoa Mundaú através do passeio das 9 ilhas. Para mais informações sobre o passeio, acesse o post "Passeio das 9 ilhas".

Existe um polo gastronômico que fica na beira da Lagoa Mundaú chamado de Massagueira. O local é o paraíso para os amantes dos frutos do mar e da boa gastronomia. Na região, há dezenas de bares e restaurantes. Na minha opinião, o complexo é parada obrigatória para quem visita às praias do litoral sul alagoano.

Já a Lagoa Manguaba é possível ser vista para quem vai visitar a cidade histórica de Marechal Deodoro, que fica próximo à Praia do Francês. Para mais detalhes, acesse nosso post "Dicas de Marechal Deodoro".

Mergulho em Maceió:
Poucas pessoas sabem que Maceió é um destino incrível para a prática do mergulho. Na região existem vários recifes de coral que são ótimos para o mergulho tanto de snorkel como para o mergulho de cilindro.

Além disso, existem quatro naufrágios na região: Itapagé, Draguinha, Dragão e Sequipe. Para mais informações, vejam nossos posts "Como mergulhar em Alagoas", "Mergulho no Draguinha" e "Mergulho no Itapagé".

Melhores restaurantes de Maceió
Alagoas possui uma culinária bastante rica, com diversas opções de bons restaurantes, sejam eles da gastronomia local ou de diferentes estilos e nacionalidades.

Polvo do restaurante Akuaba
Polvo do restaurante Akuaba
Os principais restaurantes da capital são: Restaurante Sur (Restaurante bastante renomado que está entre os 40 melhores do país. É comando pelos Chefs Felipe Lacet e Serginho Juca); Carne de Sol do Picuí (restaurante de comida típica que tem como carro-chefe a carne do sol com manteiga de garrafa. O restaurante é do renomado Chef Wanderson Medeiros); Massarela (restaurante italiano bastante conceituado); Wachaco (restaurante peruano referência nacional); Akuaba e o Espaço Vera Moreira (o melhor restaurante baiano fora da Bahia. O Espaço é do Grande Chef Jonatas Moreira); Bodega do Sertão (Restaurante de comida regional); Imperador dos Camarões (restaurante especializado em pratos com camarões); Divina Gula (restaurante de comida mineira comandado pelo Chef André Generoso); o Maria Antonieta (restaurante italiano com a decoração mais bonita da cidade e com excelente carta de vinhos); O Peixarão (especializado em frutos do mar); Armazém Guimarães, Santorégano e Sabatelli (ótimas opções para comer pizza).

Na região conhecida como Alto de Ipioca, é possível admirar uma linda vista de Maceió e provar da culinária local nos restaurantes Villa Chamusca e no Oca.Leiam nosso post completo sobre a "Gastronomia alagoana".

Principais atrações de Maceió
Muitas pessoas me perguntam quantos dias passar em Maceió. E eu sempre respondo que depende do que o turista pretende fazer. Se pretende conhecer as principais atrações do Estado, 15 dias são suficientes; mas se o objetivo é conhecer apenas a capital, 4 ou 5 dias estão de bom tamanho.

Praia de Ponta Verde
Praia de Ponta Verde
Praias urbanas: as principais praias de Maceió são a Praia da Ponta Verde, Pajuçara e Jatiúca. Todas elas são ótimas para banho e possuem infraestrutura para o turista. A orla é bastante conservada , sendo um convite para uma boa caminhada! O trecho entre a Pajuçara e Jatiúca possui cerca de 5 km, sendo possível percorrer toda sua extensão caminhando ou praticando esportes.

A Praia de Ponta Verde é a mais conhecida e é um dos principais cartões portais da cidade, com uma ótima orla para prática de atividades ao ar livre e praia com água quente e rasa, irresistível para um mergulho. É nesta praia onde fica o principal símbolo da cidade: o Farol da Ponta Verde.

Aos domingos, a orla fica fechada para a passagem de carro sendo ideal para levar toda a família, em especial a criançada! Aproveitem para tirar foto no letreiro EUAMOMACEIÓ.

Praia da Pajuçara: é na Pajuçara onde fica localizada a famosa feirinha de artesanato e é de lá onde saem as jangadas para as piscinas naturais. Muitos dos novos hotéis ficam localizados à beira mar desta região. Não deixem, em hipótese alguma , de fazer o passeio das piscinas naturais (custa em média 25 reais por pessoa). É um verdadeiro espetáculo!

City tour: recomendo contratar um passeio para fazer o city tour pelas principais atrações turísticas da capital alagoana como as praias, mirantes e museus. Existem diversas empresas que fazem essa programação! Na feira da Pajuçara é onde se concentram a maioria delas.

O bairro do Jaraguá é ideal para ver construções antigas e históricas. As principais atrações da região são: Praça dois Leões, Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo, MISA – Museu da Imagem e do Som, prédio da Associação Comercial, Coreto de Jaraguá e o Memorial à República.

No Centro, a dica é visitar a Catedral Metropolitana de Maceió e o Palácio Floriano Peixoto, que é a antiga moradia e hoje local de trabalho de diversos governantes alagoanos. No Palácio, é possível fazer um tour com acesso em salões com quadros e móveis antigos, e exposições que contemplam os feitos de personalidades alagoanas.

Para ter uma visão panorâmica da cidade, nossa sugestão é ir ao Mirante de São Gonçalo, que tem uma vista muito bonita da cidade e garante boas fotos.

Melhores locais para tomar um vinho em Maceió
Maceió cresceu muito nos últimos anos quando o assunto são restaurantes com boa carta de vinhos! Vamos mostrar aqui algumas sugestões onde é possível degustar vinhos de ótima qualidade com uma culinária a altura:

Grand Cru: wine bar com quase mil rótulos de vinhos! Fica situado na Ponta Verde, próximo ao Lopana, e possui uma ambiente lindo e atendimento nota 10! O restaurante possui um cardápio maravilhoso e os vinhos são incríveis.

Bistro Bon Vin
Bistro Bon Vin
Bon Vin: é um pequeno Bistro situado no coração da Ponta Verde, que possui ótimas opções de vinhos com preço justo e algumas entradinhas para acompanhamento. O ambiente é agradável e a decoração bem legal. Vale uma visita!

Palato Farol e Ponta Verde: trata-se de um supermecardo onde existe um restaurante no estilo bistrô com cardápio variado! O local é bem interessante pois permite que os visitantes escolham entre a farta opção de vinhos que estão no supermercado para degustar no restaurante pelo mesmo valor da prateleira.

Toscana Vinho e Café: Bistrô situado no bairro da Gruta de Lourdes com grande variedade de vinhos e ótima gastronomia! O local possui uma decoração intimista muito bacana. Quem comanda o restaurante é a chef Letícia Melro.

Sushi em Maceió
Eu sou apaixonado por comida Japonesa e pelo menos uma vez na semana vou para um Sushi! Existem dois Sushis que, na minha opinião , são os melhores de Maceió.

Ebi Sushi: fica localizado no mesanino do famoso restaurante Imperador dos Camarões, na barraca de praia ao lado da feira do artesanato da Pajuçara. Lá, é possível montar seu combinado com grande variedade de sushis e sashimi. Vale muito à pena!

Palato Farol: fica situado no segundo andar do Supermercado Palato, mais especificamente na Fernandes Lima. Os combinados não podem ser montados, mas o sushi e o sashimi são de alta qualidade!

Lagosta na barraca de praia Lopana
Lagosta na barraca de praia Lopana
Barracas de Praia e Beach Clubs em Maceió
Na nossa orla urbana, as principais barracas de praia são o Lopana, o Kanoa Beach e o Píer 39. Além delas, existem três Beach Clubs que são ideal para passar o dia. O mais conhecido é o Hibiscus, que fica localizado no litoral norte, na Praia de Ipioca; o Praêro que fica localizado no litoral sul, na Barra de São Miguel, e o Café de lá Musique, que fica na Praia de Pratagy e funciona apenas no verão.

Vida noturna de Maceió
A cidade possui uma vida noturna relativamente agitada, principalmente aos finais de semana. Existem vários bares e casas de show que fazem a diversão para pessoas de todas as idades. As regiões mais agitadas são Ponta Verde, Jatiúca e Pajuçara.

Praticamente todos os finais de semana tem show na cidade. As principais casas noturnas são: Maikai e Le Hotel.

Já os bares mais agitados são: Maikai, New Hakata, Conversa de Botequim, Alagoana, Dona Branca e Terraço.

Na orla, as barracas de praia Lopana e Kanoa são uma excelente opção no período de alta estação.

Arredores de Maceió
Alagoas possui vários destinos imperdíveis e grande parte deles fica afastada da capital alagoana. Aqui no blog já existem diversos posts sobre os principais pontos turísticos do Estado. Vejamos:

Praia do Francês: fica situada no Litoral Sul e é um verdadeiro paraíso! O local tem vários passeios e uma ótima estrutura.

Praia de São Miguel dos Milagres: atualmente é uma das praias mais cobiçadas do Nordeste, com cenário paradisíaco.

Praia do Patacho: já foi considerada pelo famoso site Tripadvisor como uma das praias mais bonitas do país.

Japaratinga: praia situada no Litoral Norte de Alagoas. O local possui diversas pousadas na beira da praia e piscinas naturais.

Maragogi: é uma das praias mais visitadas de Alagoas. Praticamente todos os turistas que visitam o Estado, fazem o passeio das galês, leia-se piscinas naturais. Sem dúvida, o local possui as piscinas naturais mais bonitas da região.

Piranhas e os Cânions do São Francisco: ambos no sertão de Alagoas às margens do Rio São Francisco. É um dos meus locais preferidos.

Praia de Carro Quebrado: situada no Litoral Norte de Alagoas que fica encravada no meio de várias falésias. A vista do local é de tirar o fôlego.

Praia da Barra de São Miguel e do Gunga: estão localizadas ao lado da Praia do Francês, e a praia é bem tranquila e ideal para um mergulho.

Compras em Maceió
Para quem gosta do artesanato local, o principal ponto é a Feirinha de Artesanato da Pajuçara. Lá é possível encontrar de tudo. Desde temperos da culinária local até artigos de decoração mais sofisticados.

Outro ponto bastante procurado é o Pontal da Barra. É neste local onde ficam as famosas rendeiras que fazem um trabalho cobiçado em todo o mundo. O Pontal fica mais afastado do Centro, porém, é possível ir facilmente de carro. Recomendo conhecer no mesmo dia o passeio das Nove Ilhas.

Para quem não dispensa um Shopping de verdade, Maceió possui três Shopping Centers: Maceió Shopping, Parque Shopping e Pátio Maceió.

Por fim, Maceió é uma cidade surpreendente e sem dúvida alguma uma das capitais mais bonitas do país.
Voltar Voltar Voltar ao topo da página Topo


Principal  |   Expediente   |   Sugestões   |   Anuncie

© 2018 Turismo & Negócios - Todos os direitos reservados

[email protected]